20/07/15

Motivos para se assistir Fullmetal Alchemist

Olá a todos! Eu sou a Snow, vulgo a última admin a dar ás caras no projeto, prazer.
Para começarmos a semana de um jeito "diferente", a pedido de uma certa pessoinha venho-lhes trazer um outro tipo de tema que os leitores acanhados possam fazer uso mais à frente, que é simplesmente falar de um anime que seja do seu agrado, podendo ser comentários/reviews cheios de informação ou apenas motivos para outras pessoas virem à assisti-lo (só não acho bacana soltar spoiler 8D').

E para começarmos² com tudo, vamos de Fullmetal Alchemist!! /confetes/

.Anilyan { sobre + blog }
Sem mais referências técnicas, Fullmetal Alchemist foi o primeiro anime que vi que entrou na minha lista de favoritos. Reúne tudo aquilo que normalmente me convence e encanta num anime, como: personagens variadas, cativantes e bem desenvolvidas, tanto as masculinas como as femininas, e apesar dos seus clichés, não há esteriótipos extremos; uma trilha sonora magnífica na readaptação, assim como uma excelente animação; uma ambientação mais dark e problemas sérios, profundos e que realmente pesam na vida de cada personagem; protagonistas de shounen que têm de lutar para conseguir corrigir os seus erros passados e melhorar a situação, em vez de obterem tudo de mão beijada; momentos lindos e descontraídos, um final perfeito e cenas tocantes e impactantes; Ships lindos, naturais e sinceros, de todos os tipos; Um enredo bem pensado que começa com uma proposta simples mas acaba por atingir proporções gritantes; É possível pedir mais? Oh, sim, um protagonista com cabelo comprido é um excelente bónus, haha ;) Expliquei melhor essa minha opinião neste meu post.

FMA começou como um mangá - que não li, pois apesar de tudo não sou a maior simpatizante dos traços - que teve duas adaptações, Fullmetal alchemist, que por ter sido feito demasiado cedo teve um final diferente do mangá, e Fullmetal Alchemist Brotherhood, esse mais fiel à obra original. Mas embora a maioria das pessoas não goste da primeira adaptação, eu gostei, assim, IMENSO, tanto como da outra, pois a ambientação consegue ser ainda mais sombria e arrepiante, o final alternativo não é assim tão mau (a não ser que você não suporte ver o ship EdWin ir pelo ralo abaixo) e o começo foi mais detalhado - a segunda adaptação resumiu um bocado, chegando mesmo a pular, parte dos acontecimentos iniciais, que já tinham sido mostradas da primeira adaptação. E o melhor de tudo: foi uma mulher que criou o mangá, Hiromu Arakawa, provando assim que as mulheres têm tanto ou até mais talento que os homens para criar um shounen ^^

.Snow { blog }
Para ser bem sincera, eu protelei uma vida para assistir Fullmetal e, depois disso protelo mais uns anos para terminá-lo (sim meus caros, eu AINDA NÃO TERMINEI ESSE ANIME /oooh/). No começo fiquei indecisa de por onde começar. Na época tinha a esperança de conseguir terminar o Brotherhood que tem um design lindérrimo, para depois ver o outro que me causava coceira nos olhos, mas agora me encontro sem terminar um e nem começar o outro. E por favor, não pensem que estou dizendo que o anime é ruim ou coisa parecida, muito pelo contrário. Sou preguiçosa e também, recebi muitos spoilers sobre, então digamos que eu sei tudo o que eu não assisti, sem contar que os Guias lançados pela JBC que tenho também cumprem seu papel. Agora, tentando ser uma pouco "crítica" uma coisa difícil; Fullmental é uma grande história, bem estruturada e pensada, além de possuir uma soundtrack incrível! Admiro muito Hiromu por toda a sua persistência, engajada em pesquisas para fundamentar todo o universo de FMA, afinal alquimia é algo que demanda alguns séculos não é mesmo? E sem contar que o sentido dado a ela no anime é algo bem interessante. Sem mencionar os personagens que são bem característicos, vai ser difícil não gostar de um! Enfim, sinto que estou estou falando asneira e fugindo do foco. Já faz um tempinho que deixei de assisti-lo /tapas/ e não me lembro de ter dado muita importância à ele MAS, é uma grande pedida para quem ainda nem o começou!!

.Shana { sobre + blog }
Fullmetal Alchemist é este mangá fantástico da Hiromu Arakawa, publicado na Monthly Shonen Gangan (Square Enix) entre 2001 e 2010. Conta a história dos irmãos Edward e Alphonse Elric, conhecedores de alquimia que vêm procurando uma forma de recuperar seus corpos, perdidos durante um experimento que realizaram ainda crianças. A série possui duas animações, uma de 2003 (que particularmente eu acho uma droga) e uma de 2009, que saiu como Fullmetal Alchemist: Brotherhood por motivos de diferenciação mesmo. Vale comentar que não é necessário assistir a primeira versão pra poder ver a segunda, pois FMAB é uma série remake, mais fiel ao enredo do mangá.

Se eu fosse comentar sobre FMA num geral, eu diria que é uma história muito consistente e amarrada, onde o enredo vai se desenrolando mesmo, e a cada nova descoberta você se pega pensando onde diabos vamos chegar. Conta com personagens fortes e bem construídas - uma coisa que eu admiro muito nessa história é o fato de que os protagonistas lutam e trabalham muito pelo seu conhecimento, força e conquistas, ao contrário de muitos por aí onde as coisas parecem cair no colo deles (a famosa "síndrome de Kirito", o exemplo mais atual que eu posso pensar). Num geral, a história é ambientada num cenário que podemos pensar como "pós-guerra" (segundo o wikipedia, é uma Europa pós-Revolução Industrial), então a maior parte das personagens foi afetada por esse acontecimento de alguma maneira e isso aparece no dia-a-dia delas.

Ainda sobe o enredo, eu não colocaria FMA como um "plot twist", porque eu sinto que a história vai caminhando de maneira progressiva mesmo e as coisas vão sendo reveladas aos poucos - o que não me parece uma volta de 360º na história, mas essa é só a minha percepção como leitura assídua de mangás (que tem sempre a sorte de pegar um plot twist despreparada). Sobre as adaptações, a primeira animação tentou ser bem fiel, mas alcançou o mangá muito rápido e foi criado um final bem absurdo e confuso pra ela. Tentaram concertar isso depois com um filme (Fullmetal Alchemist the Movie: Conqueror of Shamballa), mas o final dado pra série foi bem frustrante, as explicações pra algumas coisas ficaram fracas (a relação entre a origem e o nome dos homúnculos, por exemplo, foi perdida nesse roteiro), e enfim, foi bem broxante. Contudo, conta com boa trilha sonora e algumas coisinhas menores que aparecem aqui não foram adaptadas na versão de 2009, então por mais que eu não goste, até recomendo dar uma olhada.

Já a animação de 2009 (meu xodó ♥) é um remake, ou seja, reconta toda a história desde o início. A animação foi caprichada, a trilha sonora é uma das melhores que já vi e dessa vez estamos 100% fiéis ao mangá! Quando assisti pela primeira vez achei o ritmo muito bom, mas quando vi pela segunda (após a leitura do mangá) achei o ritmo bem frenético, hahahah! O que de maneira alguma prejudica o andamento da história, não entendam dessa forma. Por fim, termino esse comentário dizendo que você não pode passar por essa vida sem passar por Fullmetal Alchemist, independente de qual versão você queira ver. Opto por um texto mais ~técnico~ porque se falar livremente, eu conto a história de cabo a rabo e acho pecado dar spoiler de FMA, visto que descobrir as coisas aos poucos é um ponto forte da história ♥ Espero ao menos atiçar a curiosidade de quem for ler! XD

.Hinata { sobre + blog }
Yooooo meu povão sensual /oooo. Nossa! Quem diria que a minha pessoa conseguiria terminar esse anime a tempo para vir aqui e surtar com o gostoso do Roy ♥ Enfim, por onde diabos eu começo o surto soberano!? Cara, FMA é uma obra poderosíssima! Ela samba mais do que rainha de bateria no carnaval carioca! Começando pela trama que é virada nas tretas e revelações bombásticas. Quando sua pessoinha começa a entender os paranauês, surgem mais revelações que acabam com todas e quaisquer teorias existentes. Ao mesmo tempo o enredo consegue fazer conexões entre histórias e personagens de forma inimaginável: O passado de um personagem influência no futuro do outro e assim por diante, é uma reação em cadeia sem igual. Todas as histórias foram muito bem trabalhadas e relacionadas umas as outras. E como não surtar com o elenco soberaníssimo de FMA!? Como não surtar com o lindo, soberano, gostoso do Roy!?... Bem, aqueles que me conhecem sabem a minha enorme tara pelo Hijikata de Hakuouki, agora pensem no tamanho do meu surto quando eu escutei pela primeira vez a voz do Roy e percebi que se tratava da mesma voz (dublador) do Hijikata... EU SURTEI MUITO! VIREI FANGIRL NA MESMA HORA! EU FIQUEI TIPO: "PARA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER! UM HIJIKATA VERSÃO FMA!" Sério, até o tom e a forma de pronúncia das palavras eram idênticas. Gente, eu estava vendo um verdadeiro Hakuouki versão FMA entre o Roy e a Hawkeye, Foram surtos e mais surtos com esses dois. Enfim, é um anime que com toda certeza entrou na minha listinha majestosa dos favoritos ♥

~P.S: Se vocês não assistirem esse anime sofrerão a maldição da piroca: Caso tenha uma, ela irá cair. E caso não tenha... UMA IRÁ BROTAR AÍ~



Só uma nota importante antes dos agradecimentos finais. Na dúvida de que título colocar, acabou saindo essa frase. Querendo ou não, são motivos para se conferir o anime, não é mesmo? XD
Por mais que a ideia da postagem não tenha vindo de mim - mas sim da senhorita Anilyan - e que só me tenha cabido o ato de postar, eu espero que vocês tenham gostado! Afinal, teve de tudo um pouco aqui: review, surtos e comentários sobressalentes, logo motivo não lhes faltam para conferir FMA e tirar a prova para ver se gostam ou não. E para aqueles que já conhecem a peça, espero que tenham relembrado de algo sobre, sabe, é legal ler e se lembrar de momentos cômicos do anime. ;D

Gente, gostei principalmente de fazer a seleção de icons ♥ se bem que acabei repetindo o Ed duas vezes devido ao favoritismo de duas pessoinhas /teehee/ XD Tentei organizar os comentários de um forma que não ficasse cansativa lê-los também. Enfim, na próxima vez eu volto com uma postagem "idealizada" por mim, see ya' pessoinhas!!

8 comentários:

  1. O seu post ficou lindérrimamente organizado, :3 Bom trabalho, Snow, e os icons e o separador no fim do post são perfeitos. Ainda acho uma pena você não ter acabado o anime, mas saber tudo o que acontece já deve ser o suficiente, e com esses guias então, melhor ainda. Lembro-me de ter lido esse seu post com os guias na época em que foi publicado e de ter achado imesna piada à curiosidade sobre o cabelo do Ed :)

    Shana: Aquela blogueira que consegue escrever mais que nós 3 juntas (as 3 admins), e convenhamos que nós ainda escrevemos por norma uma quantidade razoável ;) Você simplesmente DISSE TUDO

    Quanto à Hina-clone...
    1) Que maldição aterrorizadora é essa? Ainda bem que já vi o anime!
    2) O Roy é perfeito, mas morri de rir quando você surtou e explicou como se sentiu ao ver FMA, ou melhor, Hakuouki versão FMA >//////<
    3) Eu ainda fico com o meu fofo do Ed
    4) Eu AMO as reviravoltas em FMA
    5) Você devia ter referido como conseguiu ver o anime em tão pouco tempo, é recorde mesmo, e ainda bem que entrou no seu top de favoritos, mais um que temos em comum ^^

    Comentaria mais, mas estou a guardar a minha opinião completa para a futura resenha da Hinata :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ufa! Obrigada hime ♥ isso me deixa menos ansiosa /kroewriw/ fiquei com receio que algo tivesse saído errado, por ser a primeira vez que posto aqui /teehee/ XD' Não acabei por preguiça, e também por ter perdido todo aquele "brilho" que eu tanto necessito para levar um anime adiante, um objeto de admiração, se é que me entende /kroewriwok/ (ewe); YEP!! Eu me lembrei dos meus guias ♥ essa postagem é bem velhinha /ah-haha/ mas eles são muito bons!! Engraçado é ver o Ed explicando o porque do cabelo grande 8D' tem umas do Roy também~

      Eliminar
    2. Apenas brotando aqui /o

      SNOOOWWWWW SEUS ICONS ESTÃO DIVOSOS! E MUUIIITTOOOOO OBRIGADA POR TER COLOCADO NO MEU COMENTÁRIO O GOSTOSO DO ROY <3. Sério, eu surtei com aquela imagem dele ao ladinho dos meus surtos <3

      Gente, eu necessito desses guias e descobrir o porque do Ed ter cabelo comprido! E principalmente: Preciso saber o que diabos tem do Roy!

      SHANA SUA DIVA SOBERANA <3 Acabou fazendo uma resenha completinha em tão poucas linhas! Bem, eu não vi a primeira adaptação, porém num posso falar dela, mas sobre a segunda.......Gente, que TRILHA SONORA SOBERANA FOI AQUELA!? Eu amei as opening, os encerramentos, tudo muito lindo, muito perfeito <3 Aliás, partiu baixar as músicas do anime no pc /o

      Cara, acabei me lembrando que eu não falei do pai do Ed e do Al! Poxa, e ele foi um dos personagens que eu mais gostei! Eu jurava que ele fosse um filho da putagem, mas no final era alguém super queridinho! Fiquei tão feliz em ver ele e os filhos se entenderem aos pouquinhos <3

      P.s: Eu quase tive pesadelos com aquelas "coisas" da transmutação humana! Gézuis, o capiroto em carne e osso! '-'

      Eliminar
  2. GENTE O POST FICOU LINDO!
    Primeiro cheio de icons bonitos, e depois porque tá CHEIO DE GENTE LINDA! Nossa, que amor, que honra postar junto com vocês *w*
    E poxa gente, desculpem o tamanho, mas me pedir pra falar de FMA de forma breve é quase um pecado, uma maldade sem tamanho, não consigo conter os meus feels todos >: já vi e revi o anime mais de 4 ou 5 vezes!

    Any, eu adoro o traço de FMA! :0 Acho muito limpo e não é caricaturato, e acho que combina muito com a ambientação histórica. E o Edward é uam delícia em todos! Mas daí acho que é uma questão de gosto mesmo (e talvez de costume, porque eu leio até Shingeki no Kyojin, veja bem)
    E sobre mulheres que fazem shounen, temos também a Rumiko Takahashi-sensei aí pra sambar na cara de muito marmanjo <3 Até onde sei ela sempre fez shounens, e o fato de todas as histórias dela trazerem algum aspecto histórico ou cultural do Japão é bem bacana também (y)

    Snow, COMO ASSIM VOCÊ NÃO TERMINOU O ANIME TERMINE JÁ PRA ONTEM OLHA A MALDIÇÃO DA HINATA AÍ PRA TE CONVENCER *pega ar* Menina, não faz isso comigo >: tu tem que ver!
    Sobre as pesquisas da Hiromu, o que eu acho mais massa é que ela não manjava nada de alquimia e trouxe muito da experiência de vida dela pra obra (tipo a regra da Troca Equivalente, que é algo dela mesmo), isso é muito fantástico. Admiro essa mulher maravilhosa, que saiu da fazenda pra trazer FMA pra nós <3

    HINATAAAAAA <3
    Se foi a voz do Mustang que te seduziu, acho que foi bom tu começar pelo Brotherhood, pois se não me engano o dublador dele mudou de uma animação pra outra. Prefiro o do Brotherhood <3 acho o Roy até mais bonito no Brotherhood (e posteriormente no mangá).
    E ACHEI A MALDIÇÃO MUITO DIGNA. TEM TODO MUNDO QUE VER FMA MESMO, DEMORARAM JÁ.

    Ficou lindo o post gente <3 brigada pelo convite, espero poder contribuir mais por aqui!
    Shana | Hishoku

    ResponderEliminar
  3. Olá! Nossa, eu sei que eu fiquei de vir aqui em JULHO, mas olha que dia apareço, são 19 de agosto já, socorrro! Minhas férias terminaram e eu esqueci-me completamente quue a Any-chan me convidou à este projeto e que na época nem pude comentar muito. Achei ao acaso o blog de novo! T_T"
    Mas... Achei e a primeira postagem que vejo é de FMA?? MEU MANGÁ FAVORITO? SOCORRO. ME SEGURA! HUSHAUSHUAHSASAHUS
    Adorei todos os comentarios, e eu só não concordo em uma coisa: O Brotherhood, embora seja MUITO fiel ao mangá, ainda assim corta algumas coisas do mangá, não sendo exatamente 100% (uns 90%? 98%? kkkkkkk) e por isso, eu ainda recomendo ler o mangá, porque é realmente muito bom, e ver como a autora vai evoluindo em sua arte, tanto dos personagens quanto da ambientação da construção inteira dele. E ainda que no mangá tem umas tirinhas no final dos capítulos que são MUITO engraçadas, eu morria de rir lendo.
    Ainda não entendi muito bem como funciona este blog mas... Irei dar meu jeito. Só sei que eu AMEI a postagem, amei a ideia e amei ser convidada. Ainda mando o meu HUSHAUSHAUSAUSAU
    Beijos enormes, e parabéns pela postagem, ficou ótima!

    ResponderEliminar
  4. Waaa eu comecei a assistir com uma amiga, agora sempre que nos vemos assistimos um episodio ^^
    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Ois! Meninas eu nao sei se ainda aceitam participações.......... xD
    Mas eu falei que tinha uma com uma amiga e o meu namorado, mas ate hoje o meu namorado ainda nao fez a parte dele e com universidade e tal eu acho que ele nao vai fazer... e-e'
    Entao eu queria saber se vc aceitam a minha parte e a parte da minha amiga e uma de vocês fazer de 3ª pessoa do post 0/

    Se sim avisem que eu mando o que eu fiz e o que a minha amiga fez 0/

    http://bunny-animesespectaculares.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Snow, talvez você nunca veja esse comentário, mas eu te conheço háaaaaaaaa mtttttttttt tmp kk sou Karin, do eternamente otaku, tentei entrar em contato através do seu blog, mas os comentários estão desativados...

    ResponderEliminar